SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número10Sobrevivência de patógenos em restos de cultura de soja mantidos em sistema de semeadura direta e convencionalControle genético e tolerância ao estresse de calor em populações híbridas e em cultivares de trigo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

CIA, Edivaldo et al. Eliminação do desbaste na cultura do algodoeiro. Pesq. agropec. bras. [online]. 2001, vol.36, n.10, pp. 1239-1244. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2001001000004.

Este trabalho foi desenvolvido nos anos agrícolas de 1979/80 a 1982/83 em diferentes localidades no Estado de São Paulo, com o objetivo de avaliar o efeito da eliminação do desbaste na cultura do algodoeiro Gossypium hirsutum L. O delineamento experimental empregado foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial, com seis tratamentos e seis repetições. Os tratamentos foram constituídos de 12 e 24 sementes/m, submetidas ao deslintamento mecânico, deslintamento mecânico + tratamento com fungicidas e deslintamento químico + tratamento com fungicidas. Para a avaliação dos resultados foram feitas duas análises conjuntas, com base na emergência das plantas: emergência normal e emergência tardia, estudando-se as características: emergência, produção, estande final, peso de capulho e semente, porcentagem e índice de fibra. Os resultados mostraram que em condições edafoclimáticas adversas à germinação ocorreu baixa emergência, causando, com isso, menor população de plantas, e, conseqüentemente, prejuízos à produção de algodão. Com maior estande ocorreram menores pesos de capulho e de sementes, e menor porcentagem e índice de fibra. Constatou-se que existe a viabilidade de eliminação da prática do desbaste por meio do tratamento das sementes com fungicidas aliado ao deslintamento químico, desde que o plantio seja efetuado em boas condições de ambiente à germinação.

Palavras-chave : algodão; população de plantas; tratamento químico de sementes; deslintamento; raleio; métodos mecânicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português