SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue10Elimination of thinning practices on cotton cropSoybean genotypes reaction to aluminium in hydroponics and soil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

SOUZA, Moacil Alves de  and  RAMALHO, Magno Antonio Patto. Controle genético e tolerância ao estresse de calor em populações híbridas e em cultivares de trigo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2001, vol.36, n.10, pp. 1245-1253. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2001001000005.

O objetivo deste trabalho foi obter informações sobre o controle genético da produtividade de grãos de trigo sob condições de estresse de calor, o grau de tolerância ao estresse de calor de algumas cultivares e linhagens e a identificação de populações segregantes promissoras para a obtenção de linhagens adaptadas às condições da região central do Brasil. Foram avaliados 13 parentais e 40 populações provenientes de um dialelo parcial, nas gerações F1 e F2 em condições de campo, em Lavras e Patos de Minas, MG, com as semeaduras feitas no verão (fevereiro) e no inverno (maio). Houve diferença de tolerância ao calor entre os parentais e entre as populações híbridas quanto ao caráter produção de grãos, e ambos os efeitos aditivos e não-aditivos foram importantes no controle genético deste caráter na presença ou ausência de calor. Apesar da ocorrência de interações populações x épocas de semeadura, a alta repetibilidade dos efeitos da capacidade geral de combinação permite inferir a possibilidade de acelerar os programas de melhoramento na região, efetuando-se a seleção tanto na época de verão quanto no inverno.

Keywords : Triticum aestivum; cruzamento dialélico; métodos de melhoramento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese