SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue5Astringency removal of 'Giombo' persimmon fruits submitted to different temperaturesGenetic analysis of reproductive traits in Nelore cattle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

EICHELBERGER, Luiz; MAIA, Manoel de Souza; PESKE, Silmar Teichert  and  MORAES, Dario Munt de. Composição química de sementes de azevém em resposta ao retardamento da secagem e ao armazenamento. Pesq. agropec. bras. [online]. 2002, vol.37, n.5, pp. 693-701. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2002000500015.

O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações na composição química de sementes de azevém anual (Lolium multiflorum Lam.), cultivar Comum-RS, em resposta ao retardamento da secagem (0, 6, 12, 18, 24, 36 e 48 horas) e ao armazenamento (zero, quatro e oito meses), e correlacionar tais alterações com a qualidade fisiológica. A secagem foi retardada por meio do acondicionamento das sementes em caixas de poliestireno, contendo cada uma 24 kg de sementes, e realizada sobre piso de concreto, à sombra, por 12 horas, completando-a em estufa com circulação de ar. O retardamento da secagem por até 14 horas não comprometeu a qualidade fisiológica das sementes. Quando as sementes foram armazenadas por quatro e oito meses, os teores de proteína solúvel apresentaram correlação positiva com a germinação. A qualidade fisiológica das sementes correlacionou-se de forma negativa com o teor de aminoácidos e positiva com o teor de açúcares solúveis. O retardamento da secagem aumentou o teor de aminoácidos e reduziu açúcares solúveis, amido solúvel, proteína solúvel e peso de mil sementes. Durante o armazenamento houve aumento dos teores de aminoácidos, amido solúvel e proteína solúvel, e a redução de açúcares solúveis e peso de mil sementes.

Keywords : Lolium multiflorum; açúcares; amido; aminoácidos; proteínas; germinação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese