SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Genetic parameters estimates in the maize population CPATC-3 in two locals of Sergipe State, BrazilDRIS norms for 'Valencia' sweet orange on three rootstocks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

CARVALHO, Luiz Paulo de  and  SANTOS, José Wellington dos. Respostas correlacionadas do algodoeiro com a seleção para a coloração da fibra. Pesq. agropec. bras. [online]. 2003, vol.38, n.1, pp. 79-83. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2003000100011.

Os constantes trabalhos de melhoramento com o algodão de fibra branca produziram cultivares superiores com fibra de melhor qualidade tecnológica do que a do algodão de fibra colorida. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da seleção para diferentes graus de coloração, nas características tecnológicas de fibra do algodoeiro herbáceo em progênies F5 do cruzamento de cultivares adaptadas, de fibra branca, com materiais introduzidos, portadores de genes conhecidos para cor marrom e verde. A maioria dos caracteres de fibra se correlacionou negativamente com a coloração da fibra, e as respostas correlacionadas diminuíram à medida que se intensificou a seleção para cores mais escuras da fibra.

Keywords : Gossypium hirsutum; progênie; cor; melhoramento de planta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese