SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Produção de mudas de acácia colonizadas com micorrizas e rizóbio em diferentes recipientesProposta de classificação dos coeficientes de variação em relação à produtividade e altura da planta de soja índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

OLIVEIRA, Lenita Jacob  e  GARCIA, Maria Alice. Comportamento de vôo, de alimentação e de reprodução de adultos de Phyllophaga cuyabana (Moser) (Coleoptera: Melolonthidae). Pesq. agropec. bras. [online]. 2003, vol.38, n.2, pp. 179-186. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2003000200003.

Phyllophaga cuyabana é uma espécie univoltina cujo desenvolvimento ocorre no solo. Seu controle por inseticidas químicos e biológicos é difícil, assim é importante entender sua dispersão, reprodução e comportamento populacional a fim de identificar estratégias potenciais de manejo dessa praga. O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento de adultos de P. cuyabana. O estudo foi realizado em laboratório, casa de vegetação e campo, no Estado do Paraná, Brasil (24º25' S e 52º48' O), durante quatro safras. Os resultados obtidos demonstraram que: a) os adultos de P. cuyabana têm um vôo sincronizado durante um curto período quando ocorre o acasalamento e reprodução; b) os adultos tendem a se agregar em sítios específicos para o acasalamento; c) a maioria dos adultos deixa o solo em noites alternadas; d) a escolha do sítio de acasalamento e oviposição é feita pelas fêmeas antes da cópula; após a cópula os adultos não voam e se enterram em locais próximos; e) as fêmeas que ingerem folhas após o acasalamento ovipositam mais que as fêmeas que não se alimentam;f) espécies vegetais como girassol (Helianthus annuus) e Crotalaria juncea são importantes fontes de alimento para os adultos.

Palavras-chave : Glycine max; coró; planta hospedeira; postura; praga das plantas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês