SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Chemical nature of soil humified fractions and their bioactivityDetermination of genetic purity of soybean seeds with the aid of microsatellite molecular markers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

ALVES, Marcelo Eduardo  and  LAVORENTI, Arquimedes. Fósforo remanescente e pH em fluoreto de sódio em solos com diferentes teores e qualidades de argila. Pesq. agropec. bras. [online]. 2004, vol.39, n.3, pp. 241-246. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2004000300006.

O fósforo remanescente (Prem) tem sido utilizado para estimar o fator capacidade de P (FCP) de solos de algumas regiões do Brasil. Entre outras finalidades, o P remanescente pode também ser utilizado para estimar níveis críticos de P, S e Zn no solo, determinados com extratores sensíveis ao FCP, e para a definição das doses de P e S a serem usadas, tanto em estudos de adsorção como no estabelecimento de curvas de resposta a esses elementos. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do teor e da composição mineralógica da fração argila do solo sobre o Prem, e sua relação com o pH medido em solução saturada de NaF (pH NaF). Tanto o Prem quanto o pH NaF são mais influenciados pelo teor de Al extraído com oxalato de amônio e menos dependentes do teor de argila. Embora a correlação entre o Prem e o pH NaF seja consistente, o Prem apresenta maior capacidade de estratificar solos quanto ao fator capacidade de fósforo que o pH NaF.

Keywords : alumínio extraível com oxalato; adsorção de fosfato; fator capacidade de fósforo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English