SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue8Green manuring as nitrogen source for eggplant under organic cropping systemAccelerated aging and controlled deterioration of peanut seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

OLIVEIRA, Maurílio Fernandes de et al. Sorção do herbicida imazaquin em Latossolo sob plantio direto e convencional. Pesq. agropec. bras. [online]. 2004, vol.39, n.8, pp. 787-793. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2004000800009.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da variabilidade do pH e da matéria orgânica de um Latossolo Vermelho distrófico, textura argilosa, sob diferentes manejos na retenção do herbicida imazaquin. A retenção deste herbicida foi medida pelo coeficiente de partição solo-água (Kd) em amostras de solos coletados na camada superficial (0-15 cm) em área de 38 ha, sob irrigação com pivô central e plantio direto e convencional. A retenção do imazaquin foi maior nas áreas com menores valores de pH e altos teores de matéria orgânica, ou seja, nas áreas onde o plantio direto foi utilizado por longo tempo. O pH afetou a retenção do imazaquin por controlar tanto a natureza iônica dos componentes do solo, matéria orgânica e minerais de argila, quanto a sua especiação. O teor de argila não apresentou variação na área estudada, ou seja, não afetou a retenção do imazaquin. O modelo de predição da sorção do imazaquin no solo pela análise de regressão multivariada com duas variáveis independentes (teor de matéria orgânica e pH) apresentou boa correlação (R2 = 0,91).

Keywords : imidazolinona; agricultura de precisão; matéria orgânica; pH; plantio convencional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese