SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue10Number of harvests and comparison of tomato genotypes cultivated under plastic greenhouse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

OLIVEIRA, Harley Nonato de; PRATISSOLI, Dirceu; PEDRUZZI, Eder Pin  and  ESPINDULA, Marcelo Curitiba. Desenvolvimento do predador Podisus nigrispinus alimentado com Spodoptera frugiperda e Tenebrio molitor. Pesq. agropec. bras. [online]. 2004, vol.39, n.10, pp. 947-951. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2004001000001.

Ninfas de Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae) têm sido criadas em laboratório com larvas de Tenebrio molitor L. (Coleoptera: Tenebrionidae). No entanto, não existem relatos sobre a predação, no campo ou em laboratório, de P. nigrispinus em Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae), uma das principais pragas de inúmeras culturas no Brasil. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o desenvolvimento ninfal e características reprodutivas do percevejo predador P. nigrispinus em lagartas de S. frugiperda e em larvas de T. molitor, em laboratório. A presa Sfrugiperda proporcionou ao predador menor longevidade, maior produção e viabilidade de ovos do que as larvas de T. molitor. Esses resultados demonstram que a lagarta S. frugiperda melhora as características reprodutivas de P. nigrispinus, de forma que a sua utilização como presa alternativa pode servir para incrementar a produção massal desse inimigo natural.

Keywords : controle biológico; percevejo predador; lagarta do cartucho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese