SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue10Number of harvests and comparison of tomato genotypes cultivated under plastic greenhouse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

OLIVEIRA, Harley Nonato de; PRATISSOLI, Dirceu; PEDRUZZI, Eder Pin  and  ESPINDULA, Marcelo Curitiba. Desenvolvimento do predador Podisus nigrispinus alimentado com Spodoptera frugiperda e Tenebrio molitor. Pesq. agropec. bras. [online]. 2004, vol.39, n.10, pp. 947-951. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2004001000001.

Ninfas de Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae) têm sido criadas em laboratório com larvas de Tenebrio molitor L. (Coleoptera: Tenebrionidae). No entanto, não existem relatos sobre a predação, no campo ou em laboratório, de P. nigrispinus em Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae), uma das principais pragas de inúmeras culturas no Brasil. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o desenvolvimento ninfal e características reprodutivas do percevejo predador P. nigrispinus em lagartas de S. frugiperda e em larvas de T. molitor, em laboratório. A presa Sfrugiperda proporcionou ao predador menor longevidade, maior produção e viabilidade de ovos do que as larvas de T. molitor. Esses resultados demonstram que a lagarta S. frugiperda melhora as características reprodutivas de P. nigrispinus, de forma que a sua utilização como presa alternativa pode servir para incrementar a produção massal desse inimigo natural.

Keywords : controle biológico; percevejo predador; lagarta do cartucho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese