SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue11Genetic gain by different selection criteria in soybean segregant populationsNitrogen and phosphorus balance in soil with organic cultivation of legumes after incorporation of pigeonpea biomass author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

MOREIRA, Adônis  and  MALAVOLTA, Eurípedes. Dinâmica da matéria orgânica e da biomassa microbiana em solo submetido a diferentes sistemas de manejo na Amazônia Ocidental. Pesq. agropec. bras. [online]. 2004, vol.39, n.11, pp. 1103-1110. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2004001100008.

O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações na atividade da biomassa microbiana como um indicador da dinâmica de C e N em solo submetido à sucessão de cobertura vegetal e de manejo na Amazônia Ocidental. Os trabalhos foram realizados em duas cronosseqüências: CA - sucessão floresta primária e cupuaçuzal (Theobroma grandiflorum) de três anos - e CB - sucessão floresta primária, pastagem de Brachiaria humidicola de oito anos e cupuaçuzal de três anos. A sucessão floresta primária-pastagem-cupuaçuzal afeta negativamente o estoque de C do solo, com diminuição significativa da matéria orgânica e do C da biomassa microbiana do solo, ao passo que na sucessão floresta primária-cupuaçuzal ocorre diminuição apenas do C da biomassa microbiana. A floresta primária apresenta menor quociente metabólico e maior relação C/N da biomassa, o que resulta em menor perda de carbono. O N da biomassa microbiana na camada de 0-10 cm, independentemente do manejo adotado, aumenta significativamente na área de cupuaçuzal, ao passo que o N total diminui. A concentração de amônio no solo diminui com a profundidade, de modo oposto ao verificado com o nitrato.

Keywords : Theobroma grandiflorum; floresta primária; carbono; nitrogênio; respiração basal; quociente metabólico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese