SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue11Dynamic of organic matter and microbial biomass in a soil under different management systems in the Western AmazonChemical characteristics of a saline-sodic soil leached with water depth parceled author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

ALVES, Sandra Maria Campos; ABBOUD, Antonio Carlos de Souza; RIBEIRO, Raul de Lucena Duarte  and  ALMEIDA, Dejair Lopes de. Balanço do nitrogênio e fósforo em solo com cultivo orgânico de hortaliças após a incorporação de biomassa de guandu. Pesq. agropec. bras. [online]. 2004, vol.39, n.11, pp. 1111-1117. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2004001100009.

Os objetivos deste trabalho foram avaliar os efeitos de faixas de guandu (Cajanus cajan) e da incorporação da biomassa proveniente de sua poda na fertilidade do solo e na produtividade de três hortaliças sob cultivo orgânico. O delineamento usado foi de blocos casualizados completos em esquema de parcelas subsubdivididas com três repetições. As produtividades de beterraba, cenoura e feijão-de-vagem não foram afetadas pelos tratamentos. Nas parcelas onde não houve incorporação da biomassa de guandu, o balanço de nitrogênio no sistema foi negativo, ao passo que com a incorporação, esse balanço foi positivo. Embora tenha ocorrido balanço positivo para o fósforo nas parcelas sem a incorporação de biomassa de guandu, houve um aumento significativo na absorção desse elemento pelas hortaliças quando o material foi incorporado. O sistema de cultivo em aléias de guandu pode representar uma prática vantajosa para os produtores orgânicos, por contribuir na manutenção da fertilidade do solo.

Keywords : Cajanus cajan; agricultura orgânica; hortaliça; adubo verde; nutriente; fertilidade do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese