SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue11Nitrogen and phosphorus balance in soil with organic cultivation of legumes after incorporation of pigeonpea biomassContinuous sugarcane cropping and chemical modifications of a Fragiudult author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

RUIZ, Hugo Alberto; SAMPAIO, Regynaldo Arruda; OLIVEIRA, Maurício de  and  VENEGAS, Victor Hugo Alvarez. Características químicas de solos salino-sódicos submetidos a parcelamento da lâmina de lixiviação. Pesq. agropec. bras. [online]. 2004, vol.39, n.11, pp. 1119-1126. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2004001100010.

Em solos salino-sódicos, mesmo com a aplicação de gesso, a imediata lixiviação de sais pode promover a dispersão de argilas e problemas de impermeabilização, dificultando o processo de recuperação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do parcelamento da lâmina de lixiviação sobre diversas características químicas do extrato da pasta de saturação e do solo, em amostras de solos com características salino-sódicas. Colunas de PVC foram preenchidas com amostras de um Neossolo Flúvico de Ipanguaçu, RN; de um Neossolo Flúvico de Caicó, RN, e de um Vertissolo (V) de Mossoró, RN. Os manejos consistiram na aplicação da solução de lixiviação, com CaCl2 e MgCl2, com o volume total e parcelado em duas, quatro e seis vezes, com intervalos de 22 dias entre cada aplicação. Foram determinadas, no extrato da pasta de saturação, a condutividade elétrica e as concentrações de sódio, cálcio, magnésio e sulfatos, e no solo, os cátions trocáveis e o pH. As aplicações de gesso e de lâminas de lixiviação reduzem a porcentagem de sódio trocável e a condutividade elétrica do extrato de saturação a valores inferiores a 15% e 4 dS m-1, respectivamente, principalmente, quando a lâmina de lixiviação é aplicada de forma parcelada.

Keywords : salinidade; gesso; recuperação de solos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese