SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue11Efficiency of five biosolids to supply nitrogen and phosphorus to ryegrassCashew nut analysis by magnetic resonance tomography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

CARVALHO, Marco Antonio Camillo de et al. Soja em sucessão a adubos verdes no sistema de plantio direto e convencional em solo de Cerrado. Pesq. agropec. bras. [online]. 2004, vol.39, n.11, pp. 1141-1148. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2004001100013.

A adubação verde é uma prática em que se procura preservar a qualidade do ambiente sem prescindir de produtividades elevadas das culturas e do retorno econômico. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho da cultura da soja em sucessão a adubos verdes nos sistemas de plantio direto e de preparo convencional do solo (uma gradagem pesada + duas gradagens leves). O experimento foi realizado num Latossolo Vermelho distrófico, originalmente sob vegetação de Cerrado em Selvíria, MS. Utilizaram-se quatro adubos verdes: mucuna-preta, guandu, crotalária e milheto, e área de pousio (vegetação espontânea). O cultivo de diferentes adubos verdes na primavera não influencia a produtividade da soja em sucessão, tanto em plantio direto quanto no sistema de preparo convencional do solo. Em ano com precipitação normal, o preparo convencional do solo proporciona maior produtividade da soja do que o sistema de plantio direto.

Keywords : Glycine max; cultivo seqüencial; adubo orgânico; manejo do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese