SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue10Genetic structure and gene flow of Eugenia dysenterica natural populationsReproduction of Meloidogyne incognita race 1 and yield of pea cultivars under different water depths author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

BASSOI, Manoel Carlos  and  FLINTHAM, John. Relação entre cor de grão e resistência à germinação pré-colheita em trigo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2005, vol.40, n.10, pp. 981-988. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2005001000006.

Uma vez que os alelos dominantes para cor vermelha (R), dos genes que controlam a cor do grão, têm importância no incremento da resistência à germinação pré-colheita, em trigo, e há três locos herdados independentemente, nos cromossomos 3A, 3B e 3D do trigo hexaplóide, é possível variar sua dosagem em um programa de melhoramento. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de dosagem dos genes R na germinação pré-colheita, em uma população de descendência por semente única, batizada de TRL, derivada do cruzamento entre Timgalen, trigo de grão branco, e RL 4137, trigo de grão vermelho. O estudo utilizou dados de germinação em espigas maduras, obtidos sob condições artificiais em um simulador de chuva, em três anos. De acordo com os resultados, o efeito da cor de grão e, menos acentuadamente, da dosagem dos alelos dominantes, sobre a germinação pré-colheita foi significativo. Entretanto, a variação genotípica residual, entre as linhas vermelhas e entre as linhas vermelhas e brancas, significativa a 0,1%, mostra que a germinação pré-colheita é também controlada por outros genes. Não foi constatada correlação significativa entre germinação na espiga e data de maturação ou entre maturação, dosagem de R e intensidade de cor.

Keywords : Triticum aestivum; gene; alelo; dormência; efeito de dosagem.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English