SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue12Thermal unities and yield of pearl millet genotypes sown in two seasonsSimultaneous selection of Coffea canephora by means of combination of factor analysis and selection indexes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

ALCOCHETE, Antonio Alberto Neves de; RANGEL, Paulo Hideo Nakano  and  FERREIRA, Marcio Elias. Mapeamento de controladores de caracteres quantitativos de macho-esterilidade gênica termossensível em arroz indica. Pesq. agropec. bras. [online]. 2005, vol.40, n.12, pp. 1179-1188. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2005001200004.

O objetivo deste estudo foi selecionar e utilizar marcadores microssatélites, para mapear as regiões genômicas associadas ao controle genético de macho-esterilidade termossensível (TGMS) em arroz. Uma popu- lação F2, derivada do cruzamento entre linhagens indica fértil e TGMS, foi usada para construir um mapa genético de arroz, baseado em marcadores microssatélites. O fenótipo TGMS analisado apresentou uma variação contínua na população segregante. Um baixo nível de distorção da segregação foi detectado na população segregante (14,65%), e a seleção zigótica foi apontada como causa da distorção. Não houve evidência de relação de causa-efeito entre a seleção zigótica e o controle de TGMS nesse cruzamento. Um mapa de ligação com 1.213,3 cM foi construído, baseado nos dados de segregação da população F2. Noventa e cinco marcadores microssatélites, de um total de 116 marcadores polimórficos, foram reunidos em 11 grupos de ligação, com uma média de 12,77 cM entre os locos marcadores adjacentes. Os dados fenotípicos e genotípicos permitiram a identificação de três novos locos controladores de caracteres quantitativos (QTL) para a macho-esterilidade gênica termossensível em arroz indica. Dois dos QTLs foram mapeados em cromossomos que não tinham, ainda, sido associados ao controle genético da característica TGMS (cromossomos 1 e 12). O terceiro QTL foi mapeado no cromossomo 7, onde um loco TGMS (tms2) foi recentemente mapeado. Testes alélicos deverão ser realizados para verificar se as regiões mapeadas são as mesmas.

Keywords : Oryza sativa; microssatélite; arroz híbrido; mapa genético.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English