SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Ionic strength of the equilibrium solution upon arsenic adsorption in Brazilian OxisolsSewage sludge in the revegetation of degraded area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

OLIVEIRA, Maurílio Fernandes de; PRATES, Hélio Teixeira; SANTANNA, Derli Prudente  and  OLIVEIRA JUNIOR, Rubem Silvério de. Sorção do imazaquin em amostras de solos superficiais e subsuperficiais. Pesq. agropec. bras. [online]. 2006, vol.41, n.3, pp. 461-468. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2006000300013.

O objetivo deste trabalho foi estudar a sorção e dessorção do herbicida imazaquin em amostras de solos brasileiros, superficiais e subsuperficiais. Para os ensaios de sorção e dessorção, utilizou-se metodologia de equilíbrio de partição e quantificação por cromatografia líquida de alto desempenho. Os valores de Kf,ads foram positivamente correlacionados com os teores de argila, e negativamente correlacionados com o pH do sobrenadante. Para as amostras do Latossolo Vermelho férrico textura argilosa, maiores teores de argila acarretaram maiores valores de Kf,ads, e a correlação com carbono orgânico, silte, capacidade de troca catiônica e pH foi negativa.

Keywords : retenção; dessorção; latossolos; sustentabilidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English