SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue12Potato plant growth and macronutrient uptake as affected by soil tillage and irrigation systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

NASCIMENTO, Warley Marcos et al. Colheita e armazenamento de sementes de coentro. Pesq. agropec. bras. [online]. 2006, vol.41, n.12, pp. 1793-1801. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2006001200015.

Este trabalho teve por objetivos avaliar a qualidade física e fisiológica de sementes de coentro (Coriandrum sativum) colhidas manual e mecanicamente, bem como a qualidade fisiológica e sanitária das sementes inteiras e partidas, armazenadas em diferentes embalagens e condições de ambiente. Sementes de coentro cultivar Verdão foram colhidas manual e mecanicamente. Depois do beneficiamento, foi determinada a porcentagem de pureza, e as sementes foram separadas em sementes inteiras (diaquênios) e partidas (aquênios). As sementes foram acondicionadas em embalagens semipermeáveis e impermeáveis e armazenadas durante 12 meses em condições ambientais e em câmara fria (10ºC, 45% UR). A qualidade fisiológica - teste de germinação, primeira contagem, envelhecimento acelerado e emergência das plântulas em casa de vegetação - e sanitária foi avaliada aos 0, 3, 6, 9 e 12 meses de armazenamento. A colheita mecânica apresentou maior porcentagem de sementes partidas. Sementes inteiras, colhidas mecanicamente, apresentaram maior vigor que as sementes inteiras colhidas manualmente. As sementes de coentro conservaram a qualidade até um ano, independentemente das condições de armazenamento. Quanto ao armazenamento em condições ambientais, as sementes devem ser acondicionadas em embalagens impermeáveis. Sementes partidas apresentam potencial para o estabelecimento da cultura de coentro.

Keywords : Coriandrum sativum; qualidade de sementes; produção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese