SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue8Genetic variability among peanut accessionsPotassium leaching from black oat and pearl millet straw after chemical desiccation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches; REICHERT, José Miguel; REINERT, Dalvan José  and  LIMA, Cláudia Liane Rodrigues de. Grau de compactação, propriedades físicas e rendimento de culturas em Latossolo e Argissolo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2007, vol.42, n.8, pp. 1159-1167. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2007000800013.

O objetivo deste trabalho foi avaliar os parâmetros físicos do solo e o rendimento das culturas da soja (Glycine max) e feijoeiro (Phaseolus vulgaris) em resposta ao grau de compactação de um Latossolo e um Argissolo. Nos dois solos, foram determinados a macroporosidade, a resistência à penetração (RP), o grau de compactação (GC), a altura e o rendimento de culturas. Quanto ao Argissolo, avaliou-se também a condutividade hidráulica de solo saturado (Kqs). O aumento do GC provoca redução linear da macroporosidade e da Kqs e aumento da RP. Valores de GC correspondentes aos valores críticos de macroporosidade e RP dependem do tipo de solo. Em Latossolo os limites críticos de aeração e de resistência à penetração são alcançados com menor grau de compactação do que em Argissolo. A cultura da soja é favorecida por um grau de compactação intermediário em Latossolo, e o grau de compactação ótimo para a cultura da soja é de 86%. No Argissolo não é possível determinar um GC ótimo para as culturas da soja e do feijoeiro devido à elevada compactação nesse solo.

Keywords : Glycine max; Phaseolus vulgaris; macroporosidade; resistência à penetração; densidade do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese