SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número8Controle biológico de nematóides gastrintestinais de caprinos em clima semi-árido pelo fungo Monacrosporium thaumasiumCaracterísticas do pasto de capim-tanzânia adubado com nitrogênio no final do verão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

BAFFI, Milla Alves et al. Perfil esterásico durante o desenvolvimento pós-embrionário de Rhipicephalusmicroplus. Pesq. agropec. bras. [online]. 2007, vol.42, n.8, pp. 1183-1188. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2007000800016.

O objetivo deste trabalho foi analisar o padrão de atividade da esterase nos estágios de desenvolvimento de Rhipicephalus microplus por meio de eletroforese em gel de poliacrilamida não desnaturante, com uso de coloração específica para esterase. Observou-se a presença de nove regiões com atividade esterásica, coradas tanto pelo alfa-naftil acetato como pelo beta-naftil acetato, e definidas como alfa-beta-esterases. Foram detectadas esterases estágio-específicas, e os estágios de ninfa de primeiro estádio e de larva foram os que mostraram maior atividade esterásica durante todo o desenvolvimento. A esterase EST-4 foi detectada apenas em machos e considerada sexo-específica. Existem diferenças quanto ao perfil esterásico nos diferentes estágios de desenvolvimento pós-embrionário de R. microplus.

Palavras-chave : carrapato bovino; resistência a acaricidas; controle de carrapatos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês