SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número11Nutrição e produtividade do amendoim em sucessão ao cultivo de plantas de cobertura no sistema plantio diretoAnálise de fatores e estratificação ambiental na avaliação da adaptabilidade e estabilidade em soja índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

BACKES, Fernanda Alice Antonello Londero et al. Cultivo hidropônico de lisianto para flor de corte em sistema de fluxo laminar de nutrientes. Pesq. agropec. bras. [online]. 2007, vol.42, n.11, pp. 1561-1566. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2007001100007.

O objetivo deste trabalho foi avaliar as características produtivas e comerciais do cultivo de quatro cultivares de lisianto (Eustoma grandiflorum) em três soluções nutritivas em sistema de fluxo laminar de nutrientes (NFT). Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 4x3, com três repetições. Os tratamentos foram compostos de quatro cultivares (Echo Champagne, Mariachi Pure White, Balboa Yellow e Ávila Blue Rim) e três soluções nutritivas (Teste, Steiner modificada e Barbosa). O sistema NFT é uma alternativa viável para o cultivo de lisianto nas soluções Barbosa e Teste. A cultivar Echo Champagne foi superior quanto ao ciclo, período em produção, altura da haste floral, número de folhas, diâmetro de botão e produção de massa fresca e seca, enquanto a cultivar Mariachi Pure White se destacou quanto ao período em produção. A cultivar Ávila Blue Rim apresentou maior período de produção, número de flores e produção de massa de matéria fresca e seca, enquanto a cultivar Balboa Yellow apresentou maior período em produção e diâmetro de botão.

Palavras-chave : Eustoma grandiflorum; floricultura; solução nutritiva; hidroponia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português