SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue11Infiltration of atrazine in an Oxisol under no-tillage and conventional tillageChemical characterization of covered and hulness barley cultivars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

POZZA, Adélia Aziz Alexandre et al. Retenção e dessorção competitivas de ânions inorgânicos em gibbsita natural de solo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2007, vol.42, n.11, pp. 1627-1633. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2007001100015.

O objetivo deste trabalho foi quantificar a retenção e a dessorção competitivas dos ânions nitrato, sulfato, silicato e fosfato na fração argila gibbsítica de um Gleissolo Melânico. Amostras da fração argila foram agitadas em tubos de centrífuga com solução de NaCl 30 mmolc L-1 contendo estes ânions em quantidades equivalentes a 30% das respectivas capacidades máximas de retenção exibidas pela argila. Para fins comparativos, as amostras foram agitadas com a mesma solução contendo 1 mmolc L-1 de cada um dos ânions citados. Os tubos foram centrifugados e determinaram-se as concentrações aniônicas nos sobrenadantes. A dessorção foi realizada agitando-se a fração argila remanescente nos tubos de centrífuga com a solução de NaCl, quantificando-se os ânions liberados. Em outro ensaio, com o silício e o fósforo previamente adsorvidos à gibbsita, adicionou-se, na seqüência, o fósforo e o silício intercalados para avaliar a capacidade de dessorver o ânion previamente adsorvido. O fosfato foi preferencialmente adsorvido em relação aos demais ânions estudados e a aplicação prévia de silício reduziu a fixação de fosfato. Desse modo, a aplicação de silício previamente à de fósforo favorece a fitodisponibilidade deste em solos altamente intemperizados.

Keywords : adsorção; competição; hidróxido de Al; solo oxídico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese