SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número12Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de trigo irrigado no Cerrado do Brasil CentralMarcadores fAFLP na caracterização de três genótipos de umezeiro selecionados como porta-enxertos para pessegueiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

SILVA, Marcia Flores da et al. Herança da resistência ao nematóide de cisto da soja, raças 3 e 14, em populações de linhagem endogâmica recombinante e F2 de soja. Pesq. agropec. bras. [online]. 2007, vol.42, n.12, pp. 1735-1740. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2007001200010.

O objetivo deste trabalho foi avaliar, em soja, as heranças da resistência ao nematóide de cisto da soja, raças 3 e 14. As seguintes populações foram avaliadas: uma linhagem endogâmica recombinante (RILs) [Hartwig (resistente) x Y23 (suscetível)], para as raças 3, 14 e 9; uma população de famílias F2:3 [(M-SOY 8001 (resistente) x MB/BR 46 - Conquista (suscetível)], para a raça 3; e uma população de famílias F2:3 [S5995 (resistente) x BRSMG Renascença (suscetível)], para a raça 14. Foram identificados nas populações RILs quatro genes epistáticos que condicionaram resistência à raça 14 e três genes epistáticos para a resistência às raças 3 e 9. A falta de um dos genes proporcionou resistência moderada em todas as situações. Na população F2:3 de M-SOY 8001 x MB/BR 46 - Conquista, foi identificado um gene recessivo para resistência moderada à raça 3 e dois genes recessivos para a resistência completa. Na população F2:3 do cruzamento S5995 x BRSMG Renascença foram identificados dois genes recessivos que condicionaram resistência moderada à raça 14. Estes resultados visam contribuir no delineamento de cruzamentos, que envolvem estes parentais, com maior possibilidade de acumular genes que conferem resistência às diversas raças do nematóide de cisto da soja.

Palavras-chave : Glycine max; Heterodera glycines; melhoramento; linhagem endogâmica recombinante; nematóide do cisto da soja.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês