SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue9Chitosan reduces the anthracnose severity and increases the glucanase activity in common bean plantsHeterosis analysis in crosses among red rice varieties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

ANGELOTTI, Francislene et al. Resistência de genótipos de videira à ferrugem. Pesq. agropec. bras. [online]. 2008, vol.43, n.9, pp. 1129-1134. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2008000900005.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à ferrugem causada pelo fungo Phakopsora euvitis, em genótipos de videira, e a eficiência da infecção de acordo com a idade das folhas e concentração de inóculo. A avaliação foi feita em 15 genótipos, com base nos seguintes componentes de resistência: número de pústulas (urédios) por cm2; tamanho das pústulas; número de esporos produzidos por pústula; e período latente. Os componentes de resistência, com exceção do período latente, apresentaram grande variação quantitativa. A análise multivariada desses componentes diferenciou cinco grupos de genótipos. Os genótipos mais resistentes foram as cultivares porta-enxertos IAC313, IAC572 e IAC766, em que a eficiência da infecção foi baixa, com pústulas menores e menor produção de urediniósporos, além de reação de hipersensibilidade no tecido em torno das pústulas. O grau de infecção aumenta com o aumento na concentração do inóculo. A ferrugem coloniza, indiscriminadamente, folhas jovens e folhas maduras de videira.

Keywords : Phakopsora euvitis; Vitis, análise multivariada; reação de hipersensibilidade; resistência genética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese