SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue9Genetic resistance of grape genotypes to rustCombining ability and heterosis in common bean cultivars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

PEREIRA, José Almeida; MORAIS, Orlando Peixoto de  and  BRESEGHELLO, Flávio. Análise da heterose de cruzamentos entre variedades de arroz-vermelho. Pesq. agropec. bras. [online]. 2008, vol.43, n.9, pp. 1135-1142. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2008000900006.

O objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio de análise dialélica, o potencial de dez variedades de arroz-vermelho para a implementação de um programa de melhoramento. A identificação de genitores foi feita com dez variedades, em um cruzamento dialélico completo sem recíprocos. As variedades e seus 45 cruzamentos foram avaliados nas gerações F1 e F3, quanto às suas características agronômicas, em delineamento em blocos ao acaso. Para o caráter produção de grãos, foram avaliados: a heterose do cruzamento (H), o efeito varietal (v), a heterose média (h), a heterose varietal (h) e a heterose específica (s) em cada geração, além da capacidade geral de combinação (g) dos genitores. Foram detectadas diferenças significativas entre as variedades genitoras, quanto às características agronômicas avaliadas, e foram considerados mais promissores, para a seleção de novas linhagens, os cruzamentos 'AL03/PB13' e 'PB05/PB10', em razão das estimativas favoráveis dos parâmetros relacionados à produtividade, à diversidade genética e à capacidade de combinação de seus genitores.

Keywords : Oryza sativa; arroz-da-terra; capacidade de combinação; melhoramento de arroz; vigor híbrido.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese