SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue9Spatial distribution of intrapopulational genetic variability in Dipteryx alataGenetic progress and population structure in Nellore cattle in Bahia State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

CARVALHO, Claudio Guilherme Portela de  and  TOLEDO, José Francisco Ferraz de. Extração de linhagens fêmeas a partir de híbridos comerciais de girassol. Pesq. agropec. bras. [online]. 2008, vol.43, n.9, pp. 1159-1162. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2008000900009.

O objetivo desse trabalho foi obter linhagens fêmeas a partir de híbridos de girassol (Helianthus annuus). A metodologia foi descrita com base na alteração de linhagens com o gene restaurador de fertilidade (Rf), obtidas da auto-fecundação dos híbridos, em linhagens com citoplasma normal e sem o gene Rf. Em seguida, linhagens macho-estéreis foram desenvolvidas. Com o uso dessa metodologia foi possível obter linhagens fêmeas, a partir de híbridos comerciais de girassol. Apesar de essa requerer maior tempo e mão-de-obra do que o procedimento usual de obtenção de linhagens fêmeas, essa metodologia tem a vantagem de propiciar a exploração de germoplasmas superiores (híbridos comerciais), o que estimulou a descrição de procedimentos que permitam tornar a metodologia mais rotineira.

Keywords : Helianthus annuus; macho-esterilidade citoplasmática; restauração de fertilidade; melhoramento de plantas; produção de híbridos de girassol.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English