SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue9Repeated measure analysis in the clonal evaluation in 'Conilon' coffeeSelection of arbuscular mycorrhizal fungi for the forage peanut intercropped with signal grass author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

GONZALEZ, Tehuni Orlando; CAMPANHARO, João Carlos  and  LEMOS, Eliana Gertrudes de Macedo. Caracterização genética e capacidade de fixação de nitrogênio de estirpes de Rhizobium em feijoeiro. Pesq. agropec. bras. [online]. 2008, vol.43, n.9, pp. 1177-1184. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2008000900012.

O objetivo deste trabalho foi a caracterização genética de quatro novas estirpes de Rhizobium e a avaliação de sua capacidade de fixação de N2 e nodulação, comparadas a estirpes comerciais e à população nativa de rizóbios de um Latossolo Vermelho. Dois experimentos foram conduzidos em blocos ao acaso, em casa de vegetação. No primeiro experimento, conduzido em tubetes com vermiculita, avaliaram-se a nodulação e a capacidade de fixação das novas estirpes, em comparação com as estirpes comerciais CIAT-899 e PRF-81 e com a população nativa do solo. Das colônias puras isoladas, extraiu-se o DNA genômico e realizou-se o seqüenciamento do espaço intergênico, para a caracterização genética das estirpes e da população nativa de rizóbios. O segundo experimento foi realizado em vasos com solo, para determinação da produtividade e da nodulação do feijoeiro, cultivar Pérola, com o uso das estirpes isoladamente ou em mistura com a PRF-81. A população nativa do solo foi identificada como Rhizobium sp. e se mostrou ineficiente na fixação de nitrogênio. Foram encontradas três espécies de Rhizobium entre as quatro novas estirpes. As estirpes LBMP-4BR e LBMP-12BR estão entre as que têm maior capacidade de nodulação e fixação de N2, e apresentam respostas diferenciadas quando misturadas à PRF-81.

Keywords : Phaseolus vulgaris; fixação biológica de nitrogênio; espaço intergênico; filogenia; seqüenciamento; população nativa de rizóbios.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English