SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue9Genetic characterization and nitrogen fixation capacity of Rhizobium strains on common beanLamb performance and estimation of starch digestibility of diets with different protein sources author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

MIRANDA, Elias Melo de; SAGGIN JUNIOR, Orivaldo José  and  SILVA, Eliane Maria Ribeiro da. Seleção de fungos micorrízicos arbusculares para o amendoim forrageiro consorciado com braquiária. Pesq. agropec. bras. [online]. 2008, vol.43, n.9, pp. 1185-1191. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2008000900013.

O objetivo deste trabalho foi selecionar fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) eficientes em promover o crescimento de Arachis pintoi e Brachiaria decumbens consorciados, na presença e ausência de espécies de FMAs autóctones. O experimento foi realizado em casa de vegetação na Embrapa Agrobiologia, em Seropédica, RJ. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com três repetições, e os tratamentos arranjados em fatorial 2x6, tendo sido dois substratos derivados de um Planossolo, não esterilizado e esterilizado, seis tratamentos de inoculação - Acaulospora morrowiae, Entrophospora colombiana, Gigaspora margarita, Glomus clarum, Scutellospora heterogama - e o controle sem inoculação, além de uma testemunha de referência do monocultivo de cada forrageira. Foram realizados três cortes com diferentes intervalos, e o experimento foi conduzido até que a competição da gramínea e o esgotamento do substrato inviabilizaram a permanência da leguminosa no consórcio. Houve benefício dos FMAs na produção de matéria seca das plantas do amendoim forrageiro, e G. clarum foi a espécie mais eficiente. A utilização de mudas colonizadas por FMAs eficientes contribui para o estabelecimento e crescimento inicial das plantas do amendoim forrageiro e aumenta a sua capacidade competitiva com a braquiária.

Keywords : Arachis pintoi; Brachiaria decumbens; pastagens consorciadas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese