SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue9Selection of arbuscular mycorrhizal fungi for the forage peanut intercropped with signal grassLactic-acid bacteria isolated from the intestinal tract of Nile tilapia utilized as probiotic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

QUEIROZ, Mário Adriano Ávila et al. Desempenho de cordeiros e estimativa da digestibilidade do amido de dietas com diferentes fontes protéicas. Pesq. agropec. bras. [online]. 2008, vol.43, n.9, pp. 1193-1200. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2008000900014.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de fontes protéicas sobre desempenho, características da carcaça e da carne de cordeiros confinados, e estimar a digestibilidade do amido de rações com alta proporção de grãos. Foram distribuídos 28 cordeiros Santa Inês, em blocos completos ao acaso, de acordo com o peso vivo e a idade, no início do experimento. As fontes protéicas foram os farelos de: soja, amendoim, canola e algodão, em dietas isonitrogenadas com 90% de concentrado e 10% de volumoso (feno de coast-cross). Na determinação da digestibilidade, foram utilizados quatro borregos em delineamento experimental em quadrado latino 4x4, e a digestibilidade do amido foi estimada a partir do teor de amido fecal. Não houve diferenças (p>0,05) quanto ao consumo de matéria seca, ganho de peso vivo médio, conversão alimentar, características da carcaça e da carne, entre as fontes protéicas avaliadas. A digestibilidade do amido apresentou coeficiente de determinação de 93%. Independentemente da fonte protéica utilizada, o teor de amido nas fezes é um indicador eficiente na estimativa da digestibilidade do amido de dietas com alta proporção de concentrado para cordeiros.

Keywords : amido fecal; características da carcaça; características da carne; ovinos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese