SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue10Matrinxã larviculture in tanks of different colorsOrganic compounds from plant extracts and their effect on soil phosphorus availability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

ADAMI, Marcos et al. Estudo da dinâmica espaço-temporal do bioma Pantanal por meio de imagens MODIS. Pesq. agropec. bras. [online]. 2008, vol.43, n.10, pp. 1371-1378. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2008001000016.

O objetivo deste trabalho foi avaliar dados multitemporais, obtidos pelo sensor "moderate resolution imaging spectroradiometer" (MODIS), para o estudo da dinâmica espaço-temporal de duas sub-regiões do bioma Pantanal. Foram utilizadas 139 imagens "enhanced vegetation index" (EVI), do produto MOD13 "vegetation index", dados de altimetria oriundos do "shuttle radar topography mission" (SRTM) e dados de precipitação do "tropical rainfall measuring mission" (TRMM). Para a redução da dimensionalidade dos dados, as imagens MODIS-EVI foram amostradas com base nas curvas de nível espaçadas em 10 m. Foram aplicadas as técnicas de análise de autocorrelação e análise de agrupamentos aos dados das amostras, e a análise de componentes principais na área total da imagem. Houve dependência tanto temporal quanto espacial da resposta espectral com a precipitação. A análise de agrupamentos apontou a presença de dois grupos, o que indicou a necessidade da análise completa da área. A análise de componentes principais permitiu diferenciar quatro comportamentos distintos: as áreas permanentemente alagadas; as áreas não inundáveis, compostas por vegetação; as áreas inundáveis com maior resposta de vegetação; e áreas com vegetação ripária.

Keywords : sensoriamento remoto; série temporal; análise de agrupamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese