SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Adaptability and stability of common bean genotypes with carioca grain type for central BrazilMultivariate analyses of genotype x environment interaction of popcorn author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

CAMPOS, José Marcello Salabert de et al. Embriogênese somática em híbridos de Pennisetum sp. e avaliação de estabilidade genômica por citometria. Pesq. agropec. bras. [online]. 2009, vol.44, n.1, pp. 38-44. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2009000100006.

Os objetivos deste trabalho foram estabelecer um protocolo eficiente de embriogênese somática, em híbridos triploides entre capim elefante (Pennisetum purpureum Schumach.) e milheto (P. glaucum (L.) R. Br.), e avaliar por citometria de fluxo a estabilidade genômica das plantas obtidas in vitro. A embriogênese somática e a regeneração das plantas foram estabelecidas a partir de embriões zigóticos maduros de híbridos entre capim elefante e milheto. Foram testados quatro tratamentos com 2,4 ácido diclorofenoxiacético (2,4 D), nas concentrações 0, 1, 2 e 3 mg L-1, para indução de calos embriogênicos, e dois tratamentos com inositol a 1 e 2 g L-1, para regeneração das plantas. Os tratamentos foram dispostos em delineamento inteiramente ao acaso. A combinação ótima de hormônios foi de 2 mg L-1 de 2,4 D, para indução de calos embriogênicos, e de 1 g L-1 de inositol, para conversão de embriões e regeneração de plantas. A análise de quantidade de DNA, por citometria de fluxo das plantas regeneradas, indicou a não ocorrência de alterações em ploidia durante a embriogênese somática e a regeneração das plantas. A quantidade de DNA nuclear e a ploidia das plantas regeneradas foram estáveis e homogêneas em comparação às das plantas controle. Não ocorreu instabilidade cariotípica no sistema de regeneração usado para híbridos de Pennisetum.

Keywords : Pennisetum glaucum; Pennisetum purpureum; cultura de tecidos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese