SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Photosynthesis and daily forage productivity of Tanzania guinea grass pastures under rotational stockingForage nutritive value and animal production in Brachiaria brizantha pastures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

RISPOLI, Thaís Barros et al. Protozoários ciliados do rúmen de bovinos e bubalinos alimentados com dietas suplementadas com monensina ou própolis. Pesq. agropec. bras. [online]. 2009, vol.44, n.1, pp. 92-97. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2009000100013.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de dietas suplementadas com monensina ou produtos à base de própolis, nas populações de protozoários ciliados no rúmen de bovinos (Bos taurus) e bubalinos (Bubalus bubalis). Quatro bovinos da raça Holandesa e quatro búfalos da raça Murrah adultos, fistulados no rúmen, foram distribuídos em delineamento quadrado latino (4x4). A dieta constituiu-se de 50% de silagem de milho e 50% de concentrado à base de milho em grãos e farelo de soja, com adição de monensina sódica ou aditivo à base de própolis LLOSA2 ou LLOSC1. As amostras do conteúdo ruminal foram coletadas duas horas após a alimentação. O gênero Entodinium foi o mais representativo em todos os tratamentos, para ambas as raças de ruminantes. Em búfalos, foi observado o efeito redutor do tratamento LLOSC1 nas populações do gênero Entodinium, além do efeito redutor dos tratamentos monensina e LLOSA2 sobre os gêneros da subfamília Diplodiniinae. A média de ciliados foi maior em bubalinos (56x104 mL-1) do que em bovinos (26x104 mL-1). Houve aumento do pH ruminal dos bovinos no tratamento com monensina. O extrato de própolis LLOSC1 reduziu os ciliados do rúmen em bubalinos.

Keywords : Bos taurus; Bubalus bubalis; búfalo; ionóforos; microbiota ruminal; produtos LLOS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese