SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Ruminal ciliate protozoa of cattle and buffalo fed on diet supplemented with monensin or extracts from propolisPredatory mites and the fungus Neozygites floridana associated with spider mites on soybean, in Rio Grande do Sul, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

EUCLIDES, Valéria Pacheco Batista et al. Valor nutritivo da forragem e produção animal em pastagens de Brachiaria brizantha. Pesq. agropec. bras. [online]. 2009, vol.44, n.1, pp. 98-106. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2009000100014.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção animal e sua relação com as características dos pastos de Brachiaria brizantha cultivares Marandu, Xaraés e Piatã. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com três tratamentos e duas repetições. Os piquetes com 2 ha foram subdivididos em dois e submetidos ao pastejo alternado, com 28 dias de utilização e 28 dias de descanso. Foram utilizados três novilhos teste, por piquete, e novilhos reguladores para manter resíduos pós pastejo em torno de 3 Mg ha-1 de matéria seca. Mensalmente, os pastos foram avaliados para se estimar o valor nutritivo da forragem. Os animais foram pesados, e as taxas de lotação foram ajustadas duas vezes por semana. No pasto da cv. Xaraés, apesar do menor ganho médio diário (GMD) dos animais, a taxa de lotação foi maior, o que resultou em maior produtividade da cv. Xaraés, em comparação às cvs. Marandu e Piatã. No pasto da cv. Piatã, houve aumento do GMD, o que indica que as cvs. Xaraés e Piatã são novas alternativas para a diversificação dos pastos no Cerrado. Assim, a escolha da forragem deve se dar em razão da meta do sistema de produção, ou seja, a produção por animal ou por área.

Keywords : Cerrado; Marandu; Piatã; Xaraés; oferta de forragem; taxa de lotação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese