SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4Dynamics of rainfall pH in Passo Fundo, Rio Grande do Sul, BrazilToxicity of neem oil to Bemisia tabaci biotype B nymphs reared on dry bean author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

NICKELE, Mariane Aparecida; REIS FILHO, Wilson; OLIVEIRA, Edilson Batista de  and  IEDE, Edson Tadeu. Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda. Pesq. agropec. bras. [online]. 2009, vol.44, n.4, pp. 347-353. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2009000400003.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a densidade e o tamanho dos formigueiros de Acromyrmex crassispinus, ao longo do ano, em plantios de Pinus taeda de diferentes idades. Os experimentos foram realizados, em Rio Negrinho e em Três Barras, SC, em talhões de P. taeda com diferentes idades (recém-plantado, três anos e seis anos de idade). Em cada tratamento, foram demarcadas três parcelas de 1 ha. Os formigueiros foram classificados em três classes de tamanho: classe I, até 30 cm de diâmetro; classe II, 31 a 60 cm; e classe III, mais que 61 cm. A densidade de formigueiros de A. crassispinus foi menor no início do desenvolvimento da floresta, praticamente duplicou nos plantios com três anos, e reduziu quando a floresta estava com seis anos. A maior densidade de formigueiros ocorreu no período de dezembro a abril. Os formigueiros aumentaram de tamanho com a idade do pínus.

Keywords : Formicidae; formigas cortadeiras; praga florestal; reflorestamentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese