SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número9Capacidade de combinação em genótipos de trigo estimada por meio de análise multivariadaInterferência da interação genótipos x ambientes no controle genético da resistência à ferrugem asiática da soja índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

KOSTETZER, Vanessa; MOREIRA, Rosângela Maria Pinto  e  FERREIRA, Josué Maldonado. Cruzamento dialélico parcial entre variedades locais do Paraná e variedades sintéticas de milho. Pesq. agropec. bras. [online]. 2009, vol.44, n.9, pp. 1152-1159. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2009000900013.

Os objetivos deste trabalho foram determinar as capacidades geral e específica de combinação entre variedades locais e sintéticas de milho e identificar cruzamentos que reúnam características de interesse agronômico, com vistas à síntese de variedades. O dialelo parcial foi realizado com 11 variedades sintéticas cruzadas com cinco variedades locais do Paraná. As combinações híbridas resultantes foram avaliadas juntamente com as cinco variedades locais genitoras e com cinco híbridos comerciais, em blocos completos ao acaso com quatro repetições, em São João do Triunfo e Londrina, PR. Houve interação genótipo x local para a maioria dos caracteres avaliados, com predominância da interação da capacidade geral de combinação x local. As melhores estimativas de capacidade geral de combinação do grupo dos sintéticos foram observadas para ST09 e ST04 e, no grupo das variedades, para MC45 e IAPAR 50, considerando-se o conjunto das características e de locais. As melhores combinações híbridas (MC34 x ST04, IAPAR 50 x ST07, MC47 x ST09, MC45 x ST02, MC51 x ST04 e MC45 x ST01) apresentaram estimativas positivas de capacidade específica de combinação quanto à produtividade, em ambos os locais. Existem combinações híbridas com potencial para síntese de novas variedades com padrões de produtividade, altura de planta, posição relativa da espiga e percentagem de espigas danificadas e de plantas acamadas e quebradas melhores que os observados em variedades locais per se e mais semelhantes aos dos híbridos comerciais.

Palavras-chave : Zea mays; capacidade de combinação; cruzamentos; síntese de variedades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português