SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue8Pythium aphanidermatum pathogenicity to hydroponics lettuce and its biocontrol with TrichodermaCombining ability of determinate-growth-habit tomato hybrids resistant to Begomovirus and Tospovirus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

LOMBARDI, Ricardo; HARAKAVA, Ricardo  and  COLARICCIO, Addolorata. Clonagem e purificação de fragmento da proteína capsidial de Banana streak OL virus. Pesq. agropec. bras. [online]. 2010, vol.45, n.8, pp. 811-817. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2010000800006.

O objetivo deste trabalho foi clonar e induzir a expressão de fragmento da proteína capsidial de Banana streak OL virus (BSOLV-CP) em Escherichia coli, bem como purificar a proteína recombinante obtida. Empregou-se um par de iniciadores específicos para amplificar, em PCR, um fragmento de aproximadamente 390 pb, da região codificadora da porção central da BSOLV-CP. O fragmento obtido foi clonado em vetor pGEM-T Easy, subclonado em vetor pQE-30 e transformado em células de E. coli M15 (pREP4) por choque térmico. A expressão da proteína foi induzida por tiogalactopiranosídeo de isopropila (IPTG), e a proteína recombinante BSOLV-rcCP de 14 kDa foi detectada em Western blot e Dot blot. A expressão da proteína BSOLV-rcCP abre novas possibilidades para a obtenção de antígenos para a produção de antissoros contra o BSOLV.

Keywords : Badnavirus; Escherichia coli; Musa; antissoro; bananeira; expressão de proteínas recombinantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese