SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Field capture of Thyanta perditor with pheromone-baited trapsBiological control of root rot and growth promotion in hydroponic cucumbers by mangrove microorganisms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

RAVANELI, Gisele Cristina et al. Impacto da cigarrinha-das-raízes na qualidade da cana-de-açúcar e na produção de etanol. Pesq. agropec. bras. [online]. 2011, vol.46, n.2, pp. 120-129. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2011000200002.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do ataque da cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata) na qualidade da cana-de-açúcar e na produção de etanol. Os parâmetros tecnológicos e microbiológicos do caldo e do processo fermentativo foram avaliados em dez ciclos de fermentação e duas épocas de colheita. Os tratamentos consistiram de diferentes níveis de danos da cigarrinha nos colmos: testemunha, com 100% de colmos aparentemente sadios; médio, com 15% de dano ou colmos secos (DCS); alto, com 30% de DCS; e muito alto, com 60% de DCS. O ataque da praga causou significativa redução na qualidade da cana, ao diminuir teores de sólidos solúveis, teores de sacarose, açúcares redutores totais e pH, e aumentar os compostos fenólicos e a acidez total e volátil do caldo. O processo fermentativo também foi significativamente afetado, o que resultou em vinhos com menores teores alcoólicos. Houve aumento na concentração de acetaldeído no destilado. O ataque da cigarrinha-das-raízes causou impactos negativos na qualidade da cana-de-áçucar e no processo fermentativo, e esses impactos são maiores nas colheitas de final de temporada.

Keywords : Mahanarva fimbriolata; Saccharum; qualidade da cana; fermentação etanólica; qualidade tecnológica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English