SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Suplementos para ovinos mantidos em pastos de capim-maranduAssociação do óleo de mamona com Beauveria bassiana no controle da traça-das-crucíferas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

GOMES, Roberta Alves et al. Características anatômicas e morfofisiológicas de lâminas foliares de genótipos de Panicum maximum. Pesq. agropec. bras. [online]. 2011, vol.46, n.2, pp. 205-211. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2011000200013.

O objetivo deste trabalho foi avaliar as características anatômicas e morfofisiológicas de lâminas foliares de genótipos de Panicum maximum e determinar quais as mais relevantes para a discriminação precoce do valor nutritivo de genótipos promissores. O experimento foi realizado entre janeiro de 2006 e novembro de 2007, em Dourados, MS. Foram avaliados 23 genótipos de P. maximum pré-selecionados do programa de melhoramento da Embrapa Gado de Corte. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições. Foram avaliadas 27 características anatômicas e morfofisiológicas de lâminas foliares em cada genótipo. Para cada característica estudada, os resultados foram agrupados pelo teste de Scott-Knott. A importância relativa das características avaliadas para a avaliação da divergência genética foi determinada pelo método de Singh. As características que melhor discriminaram os genótipos foram as proporções - na seção transversal das lâminas - das epidermes adaxial, abaxial, adaxial + abaxial, do mesofilo e do tecido vascular + esclerênquima. A área foliar específica, a área foliar e o comprimento de lâmina foram as características morfofisiológicas que mais contribuíram para a discriminação dos genótipos; porém, sua importância relativa foi muito menor que a das características anatômicas. A proporção ocupada pela bainha parenquimática dos feixes e a largura das lâminas apresentam instabilidade fenotípica.

Palavras-chave : capim-aruana; capim-massai; capim-milênio; capim-mombaça; capim-tanzânia; proporção de tecidos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português