SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número7Estresse hídrico antes da colheita de alecrim-pimentaImplicações da origem das linhagens de feijoeiro na magnitude da interação com ambientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

LEAO, Fernando Ferreira et al. Comportamento genômico de combinações híbridas entre capim-elefante e milheto. Pesq. agropec. bras. [online]. 2011, vol.46, n.7, pp. 712-719. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2011000700006.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento genômico de combinações híbridas resultantes do cruzamento entre capim-elefante (Pennisetum purpureum) e milheto (P. glaucum). Raças cromossômicas tetraploides (AAA'B) e pentaploides (AA'A'BB), resultantes do retrocruzamento do híbrido hexaploide com seus parentais capim-elefante (A'A'BB) e milheto (AA), foram avaliadas quanto ao número cromossômico e ao conteúdo de DNA. Foram comparados os genótipos de capim-elefante, milheto e de híbridos triploides e hexaploides induzidos. As combinações genômicas pentaploides e tetraploides mostraram elevado grau de mixoploidia, em desacordo com o complemento cromossômico somático esperado. O número cromossômico dos pentaploides variou de 20 a 34, e o dos tetraploides de 16 a 28. A variação do número cromossômico foi maior nas combinações genômicas pentaploides do que nas tetraploides, e a mixoploidia foi verificada entre hexaploides. As combinações genômicas 4x e 5x são mixoploides, e a variação do número de cromossomos na raça cromossômica 5x é maior do que na 4x.

Palavras-chave : Pennisetum glaucum; Pennisetum purpureum; conteúdo de DNA; híbridos interespecíficos; mixoploidia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês