SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue8Screening vegetable crop species for resistance to Meloidogyne enterolobiiFertilizer use and permanence time of sweet potato plantlets produced in trays author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

SILVA, Rafael de Carvalho; CAMILLO, Julceia; LUIS, Zanderluce Gomes  and  SCHERWINSKI-PEREIRA, Jonny Everson. Potencial germinativo e morfoanatomia foliar de plântulas de pinhão-manso originadas de germoplasma criopreservado. Pesq. agropec. bras. [online]. 2011, vol.46, n.8, pp. 836-845. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2011000800008.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial germinativo e caracterizar morfoanatomicamente a estrutura foliar de plântulas de pinhão-manso originadas de germoplasma criopreservado. Inicialmente, as sementes foram avaliadas quanto à dessecação, a cada 24 horas, por até 120 horas. Posteriormente, as sementes foram dessecadas por 0, 24 e 48 horas e avaliadas mensalmente quanto ao potencial germinativo, antes e após armazenamento em nitrogênio líquido por imersão direta e congelamento rápido. Para caracterizar a viabilidade das sementes que não germinaram após o período de avaliação, os embriões zigóticos foram imersos em solução de tetrazólio. A morfoanatomia foliar após criopreservação foi caracterizada por meio de estudos histológicos. As sementes de pinhão-manso toleraram a dessecação a níveis críticos e a criopreservação com umidade em torno de 8%. A dessecação das sementes até valores baixos, associada a períodos prolongados de exposição ao nitrogênio líquido, causa anormalidade de plântulas, danifica as células e os tecidos das folhas, e afeta negativamente a germinação.

Keywords : Jatropha curcas; conservação ex situ; criopreservação; dessecação; fisiologia de sementes; tolerância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese