SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue9Phenology and production scheduling of 'Smooth Cayenne ' pineapple in Mato Grosso's cerradoWater content in pear tree tissues during the dormancy period under mild winter conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

PASA, Mateus da Silveira et al. Hábito de frutificação e produção de pereiras sobre diferentes porta‑enxertos . Pesq. agropec. bras. [online]. 2011, vol.46, n.9, pp. 998-1005. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2011000900005.

 O objetivo deste trabalho foi avaliar o hábito de frutificação e produção de cultivares de pereira (Pyrus communis) enxertadas sobre porta‑enxertos de marmeleiro (Cydonia oblonga) e de pereira (P. calleryana). O experimento foi realizado durante o inverno de 2009 e 2010, em pomar de pereiras conduzido em líder central, em espaçamento 1,0x5,0 m com três cultivares de pereira (Carrick, Packham e Williams) combinadas com um porta‑enxerto de pereira (Clone D6 de P. calleryana) e 15 de marmeleiro. Foram avaliadas as seguintes variáveis: percentagem de dardos, lamburdas, brindilas vegetativas, brindilas floríferas e de bolsas; número total de gemas floríferas; produção por planta; e eficiência produtiva. O hábito de frutificação das cultivares de pereira é influenciado pelos porta‑enxertos, principalmente no que se refere à formação de lamburdas. Em geral, observou-se relação inversa entre percentagem de dardos e de lamburdas, e entre eficiência produtiva e vigor, para todas as combinações entre copa e porta‑enxerto. Para potencializar a produção, o manejo cultural nos pomares das cultivares avaliadas, principalmente por ocasião da poda, deve ser orientado de acordo com o porta‑enxerto utilizado e o hábito de frutificação de cada combinação.

Keywords : Cydonia oblonga; Pyrus calleryana; Pyrus communis; eficiência produtiva; lamburda; poda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese