SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue9Bearing habit and production of pears grafted onto different rootstocksEvaluation of genetic resources of yellow passion fruit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

MARAFON, Anderson Carlos; HERTER, Flavio Gilberto  and  HAWERROTH, Fernando José. Umidade ponderal em tecidos de pereira durante o período de dormência sob condições de inverno ameno. Pesq. agropec. bras. [online]. 2011, vol.46, n.9, pp. 1006-1012. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2011000900006.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a umidade ponderal (UP) em diferentes tecidos das cultivares de pereira Kieffer (Pyrus communis) e Housui (Pyrus pyrifolia), durante a dormência, em condições de inverno ameno. Foram avaliadas plantas do pomar experimental da Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x4x5, que consistiu em três tecidos (gema, casca e lenho), quatro porções de ramos (terminal, mediana, axial e esporões) e cinco datas de coleta, em 2005 (1/7, 3/8, 6/9, 23/9 e 13/10), com parcelas subdivididas e três repetições. Houve aumento na UP do lenho na cultivar Kieffer até a metade da dormência, com subsequente redução a partir desta fase, o que pode ser atribuído ao aumento na UP observado nas gemas após satisfação da exigência em frio e superação de dormência. Na cultivar Housui, a insatisfação da exigência em frio, associada à ocorrência de altas temperaturas durante o inverno, refletiu-se na redução da UP e na desidratação das gemas durante a dormência. A dinâmica da água em tecidos de pereira é diretamente influenciada pelo acúmulo de frio hibernal e depende da exigência em frio de cada cultivar.

Keywords : Pyrus communis; Pyrus pyrifolia; abortamento floral; brotação; desidratação; exigência em frio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese