SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número10Análise florística e estrutural de sistemas silviagrícolas em Tomé-Açu, ParáAcúmulo de matéria seca e de nutrientes em forrageiras consorciadas com milho safrinha em função da adubação nitrogenada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204Xversão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

MULLER, Marcelo Dias et al. Análise econômica de um sistema agrossilvipastoril de área montanhosa na Zona da Mata mineira. Pesq. agropec. bras. [online]. 2011, vol.46, n.10, pp.1148-1153. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2011001000005.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade econômica de um sistema agrossilvipastoril, desenvolvido para áreas montanhosas da Zona da Mata mineira, Brasil, bem como comparar diferentes alternativas de comercialização da madeira (Eucalyptus grandis and Acacia mangium) do segundo desbaste. Os dados foram obtidos em um sistema agrossilvipastoril com dez anos de idade, implantado em área de quatro hectares, no Campo Experimental de Coronel Pacheco, pertencente à Embrapa Gado de Leite. Como critérios de avaliação para a análise de viabilidade econômica, foram utilizados os métodos do valor presente líquido e o da taxa interna de retorno, ambos calculados para a taxa de juros de 6%. Apesar da pouca diferença, a agregação de valor ao produto florestal aumentou a atratividade do sistema. Considerada isoladamente, a atividade agrícola se mostrou inviável, enquanto a silvicultura e a atividade pecuária foram independentemente viáveis. O sistema estudado parece ser igualmente tolerante a variações nos preços do produto florestal e do produto pecuário, assim como fortemente tolerante a variações nos custos de produção.

Palavras-chave : Acacia mangium; Eucalyptus grandis; uso alternativo da terra; desenvolvimento rural; multiprodutos da madeira.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons