SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue12Physical variables that explain alluvial soil variability and their spatial behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

NOGUEIRA, Ériklis et al. Retirada do fósforo suplementar na estação seca para vacas Nelore em pastejo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2011, vol.46, n.12, pp. 1716-1723. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2011001200018.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho reprodutivo de vacas Nelore em pastos de capim-marandu, após a retirada do fosfato bicálcico da mistura mineral, na estação seca. Sessenta matrizes receberam, durante seis anos, mistura mineral completa na estação chuvosa. Na estação seca, os tratamentos consistiram de: mistura mineral completa (MMC); MMC sem fosfato bicálcico (MM); e MM + concentrado. As pastagens foram manejadas de forma a não limitar a disponibilidade de matéria seca. A retirada do fosfato bicálcico do suplemento mineral, durante a estação seca, não prejudicou o desempenho reprodutivo de vacas, avaliado pela taxa de prenhez, intervalo de partos e retorno da atividade cíclica ovariana. Vacas que receberam concentrado na estação seca pariram em melhor condição corporal; vacas primíparas arraçoadas apresentaram menor número de dias vazios do que as vacas primíparas dos demais tratamentos. A retirada do fosfato bicálcico suplementar, fonte de fósforo e cálcio, na estação seca, não prejudica o desempenho de vacas multíparas em pastejo de capim-marandu.

Keywords : Brachiaria brizantha; atividade ovariana; reprodução; taxa de prenhez.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese