SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Resistência de cultivares de cana-de-açúcar a Diatraea saccharalisÉpocas de semeadura e desempenho agronômico de cultivares de soja índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

GOMES-COPELAND, Kicia Karinne Pereira et al. Avaliação da viabilidade de embriões de coqueiro criopreservados por meio de condutividade elétrica e lixiviação de potássio. Pesq. agropec. bras. [online]. 2012, vol.47, n.1, pp. 8-13. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2012000100002.

O objetivo deste trabalho foi adaptar a aplicação de testes de condutividade elétrica e lixiviação de potássio para avaliar a viabilidade de embriões de coqueiro 'Anão Verde do Brasil de Jiqui' (AVeJBr) criopreservados. Os embriões zigóticos foram excisados, esterilizados e submetidos a quatro tratamentos crioprotetores combinados a três tempos de incubação (12, 16 e 20 horas), o que totalizou 12 tratamentos. O pré-tratamento de embriões zigóticos maduros de coco AVeJBr com crioprotetor contendo 1,75 mol L-1 de sacarose + 15% de glicerol por 12 e 16 horas promoveu menor umidade dos embriões e maior viabilidade em testes de condutividade elétrica e lixiviação de potássio. Amostras com dez embriões são suficientes para análise de condutividade elétrica em embriões zigóticos de coqueiro AVeJBr criopreservados ou não. O período de embebição de 4 a 8 horas é promissor para a análise da condutividade elétrica em embriões zigóticos maduros de coco AVeJBr não criopreservados.

Palavras-chave : Cocos nucifera; bioquímica; membrana celular; crioprotetor; recursos genéticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês