SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Atividade antioxidante in vitro e in vivo de café bebida moleEficiência agronômica de nova formulação de inoculante rizobiano para feijão-caupi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

SILVA, Vânia Aparecida et al. Concentração do ciclo de produção de pinhão-manso por meio de podas de formação ou de produção . Pesq. agropec. bras. [online]. 2012, vol.47, n.1, pp. 134-137. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2012000100018.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a possibilidade de concentração do ciclo de produção de pinhão-manso (Jatropha curcas), por meio do emprego de diferentes podas de formação e de produção. Realizou-se um experimento para cada tipo de poda, no semiárido de Minas Gerais, com cinco tratamentos cada um. Os tratamentos estiveram relacionados a alturas de poda no ramo principal e à poda ou desbrota nos ramos secundários. Com a poda de formação, foi possível reduzir o período de colheita de 120 para 48 dias, mas com prejuízo significativo para a produtividade no primeiro ciclo. A poda de produção pode concentrar a colheita a 90 dias e, em alguns casos, aumentar a produtividade das plantas.

Palavras-chave : Jatropha curcas; colheita; florescimento; frutificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português