SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Videira 'Syrah' sobre diferentes porta-enxertos em ciclo de inverno no sul de Minas GeraisFluxo gênico recíproco entre cultivares de soja convencional e geneticamente modificada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

BUENO, Luíce Gomes et al. Adaptabilidade e estabilidade de acessos de uma coleção nuclear de arroz. Pesq. agropec. bras. [online]. 2012, vol.47, n.2, pp. 216-226. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2012000200010.

O objetivo deste trabalho foi determinar o potencial produtivo e a interação entre genótipos e ambientes em 550 acessos da Coleção Nuclear de Arroz da Embrapa. O desempenho, a adaptação e a estabilidade produtiva de cada genótipo foram avaliados por meio da metodologia de análise dos efeitos principais aditivos e interações multiplicativas (AMMI), em nove experimentos de campo, realizados em seis Estados, em condição de sequeiro e irrigada, durante três anos agrícolas. Foi realizada a análise por meio de modelos lineares mistos, e as estimativas de componentes de variância foram obtidas pelo método de máxima verossimilhança residual (REML), com aplicação do procedimento de melhor predição linear não viesada (BLUP) para a predição dos valores genéticos dos efeitos aleatórios (EBLUP) associados a cada um dos acessos. O grupo de acessos com melhor desempenho foi o de linhagens e cultivares brasileiras (LCB), conforme o esperado. No entanto, foram identificadas variedades tradicionais (VT) entre os genótipos mais produtivos, o que mostra o potencial deste grupo de germoplasma em contribuir com novas fontes de variabilidade genética para programas de melhoramento. Foram identificados acessos superiores quanto à estabilidade, adaptabilidade e produtividade de grãos, entre os quais destacam-se CA880078, CA840182 e CNA00091.

Palavras-chave : Oryza sativa; AMMI; caracterização agronômica; modelo linear misto; recursos genéticos; variedades tradicionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português