SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Formação de população base para seleção recorrente em maracujazeiro-amarelo com uso de índices de seleçãoCrescimento, produção e acúmulo de potássio em bananeira 'Galil 18' sob irrigação e fertilização potássica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

BHERING, Leonardo Lopes et al. Ganho genético em pinhão-manso com uso de índices de seleção. Pesq. agropec. bras. [online]. 2012, vol.47, n.3, pp. 402-408. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2012000300012.

O objetivo deste trabalho foi estimar o ganho genético em pinhão-manso (Jatropha curcas) com uso de diferentes índices de seleção e estabelecer a melhor estratégia de seleção para a espécie. A seleção direta e indireta foi realizada com diferentes índices de seleção, o que totalizou 14 estratégias. Foram analisadas 175 famílias pertencentes ao banco ativo de germoplasma da Embrapa Agroenergia, em blocos ao acaso, com duas repetições. Foram avaliadas as variáveis: produtividade de grãos; sementes por fruto; razão endosperma/semente; peso, comprimento, largura e espessura de sementes; número de ramos a 0,5, 1,0 e 1,5 m; altura de plantas; diâmetro do caule; projeção da copa nas linhas e nas entrelinhas; volume da copa; juvenilidade (dias até o florescimento); e altura de inserção da primeira inflorescência. As avaliações foram realizadas durante o segundo ano de cultivo. A utilização de índices de seleção é relevante para maximizar os ganhos genéticos em pinhão-manso e favorece uma melhor distribuição de características desejáveis. Os índices multiplicativos e restritivos são considerados os mais promissores para uso na seleção.

Palavras-chave : Jatropha curcas; biodiesel; volume de copa; Cerrado; juvenilidade; tamanho de sementes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês