SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue5Biochar effect on the mineralization of soil organic matterMigration of dissolved organic carbon in biochars and biochar-mineral complexes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

NOVOTNY, Etelvino Henrique et al. Caracterização da estrutura de fosfatos em "biochar" de ossos suínos. Pesq. agropec. bras. [online]. 2012, vol.47, n.5, pp. 672-676. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2012000500006.

O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia alternativa para o estudo e a caracterização de propriedades cristalinas de fosfatos, diretamente associadas à sua solubilidade e disponibilidade para as plantas, em "biochar" de ossos de suínos. Foram estabelecidas algumas propriedades de simetria dos fosfatos de ossos pirolisados de suínos, por meio de espectroscopia de ressonância magnética nuclear no estado sólido, análise de componentes principais e análise multivariada de resolução de curvas, em quatro amostras pirolisadas em diferentes intensidades de carbonização. O aumento nos parâmetros de carbonização (temperatura ou tempo de residência) geram diferentes estruturas de fosfatos, com aumento de sua simetria e diminuição da polarizabilidade cruzada do par 1H-31P, o que resultou na síntese de fosfatos, provavelmente com menor solubilidade do que os produzidos com menor intensidade de carbonização. Além disso, uma nova metodologia está sendo desenvolvida para estudar e caracterizar as propriedades cristalinas de fosfatos diretamente relacionadas à sua solubilidade e disponibilidade para as plantas.

Keywords : fosfato de ossos; disponibilidade de fósforo; análise de componentes principais; pirólise; análise de resolução de curvas multivariadas; fertilidade do solo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English