SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue6Performance of rice cultivars with the use of growth-regulators in different cropping systemsSilvicultural performance and early selection of clones from eucalyptus hybrids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

NASCIMENTO, Vivian Elias et al. Fluxo gênico em milho geneticamente modificado com resistência a insetos. Pesq. agropec. bras. [online]. 2012, vol.47, n.6, pp. 784-790. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2012000600008.

O objetivo deste trabalho foi estimar o fluxo gênico em milho transgênico com resistência a insetos, em lavouras comerciais. Amostras de grãos foram coletadas em lavouras com milho convencional e transgênico, nos municípios de: Itumirim, Uberlândia, Paracatu e Tupaciguara, MG; Itapetininga e Pedrinhas, SP; e Assaí e Ponta Grossa, PR. As amostras foram coletadas em lavouras de milho convencional, a partir de 5 m de distância da fonte com o milho transgênico. Foram coletadas dez espigas de plantas individuais por ponto, em quatro repetições, no total de 40 espigas para cada distância amostrada. As análises de fluxo gênico foram realizadas por meio da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real. Em média, 82% da fecundação cruzada ocorreu nos primeiros 30 m. Em Itapetininga, SP, foram observadas as maiores taxas de fecundação cruzada - acima de 10% até a distância de 50 m -, porém, inferiores a 1% na distância de 100 m. O isolamento de 20 m, com dez linhas de bordadura, não é suficiente para garantir taxas de fecundação cruzada inferiores a 1%.

Keywords : Zea mays; fecundação cruzada; normas de coexistência; PCR em tempo real; transgênicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese