SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue6Gene flow on insect-resistant genetically modified maizeGene expression induced by abiotic stress in cowpea nodules author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

BELTRAME, Rafael et al. Desempenho silvicultural e seleção precoce de clones de híbridos de eucalipto. Pesq. agropec. bras. [online]. 2012, vol.47, n.6, pp. 791-796. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2012000600009.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade genética e o desempenho silvicultural de clones de híbridos interespecíficos de Eucalyptus urophylla, E. globulus, E. maidenii, E. saligna, E. grandis, E. pellita, E. resinifera, E. kirtoniana e E. dunnii, e determinar a viabilidade da seleção precoce em selecionar clones superiores. Os diâmetros do tronco à altura do peito aos três (DAP3) e sete (DAP7) anos de idade e a altura total das árvores aos sete anos de idade foram mensurados. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com 138 clones, 10 repetições e seis plantas por parcela. Os dados foram submetidos à análise de variância e agrupados pelo método das k-médias, tendo-se realizado a comparação de médias e determinado a correlação de Pearson (r) entre as variáveis avaliadas. A validação do agrupamento foi realizada por meio de análise de variância e do teste de Tukey. Os clones de híbridos interespecíficos de Eucalyptus apresentaram variabilidade genética. Foram estabelecidos cinco grupos de clones com base no desempenho silvicultural (DAP3, DAP7 e altura). O DAP3 é altamente correlacionado ao DAP7 e à altura aos sete anos de idade. A seleção com base no DAP3 pode ser utilizada para identificar clones superiores de Eucalyptus com grande vigor de crescimento.

Keywords : Eucalyptus; agrupamento de clones; ganho de seleção; melhoramento genético; seleção indireta; silvicultura clonal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese