SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue6Pasture characteristics of Italian ryegrass and milk production under different management strategiesDefenses induced by herbivory and specific interactions on the tri-trophic system soybean-stink bug-egg parasitoids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

SILVA, Emanuell Felipe Beserra da et al. Uso de probióticos na produção de pós-larvas de camarão-rosa. Pesq. agropec. bras. [online]. 2012, vol.47, n.6, pp. 869-874. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2012000600019.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de probióticos na produção de pós-larvas do camarão-rosa (Farfantepenaeus brasiliensis). Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com dois tratamentos - uso de probióticos (Bacillus spp.) e controle com uso de antibiótico (eritromicina) - e quatro repetições. Pós-larvas no estágio PL1 foram estocadas em cada parcela experimental (3,0 L) e cultivadas até o estágio PL10. As variáveis de qualidade de água e o desenvolvimento de bactérias do gênero Vibrio, na água de cultivo, foram monitorados ao longo do experimento. Ao final do período experimental, as pós-larvas foram avaliadas qualitativamente e quanto à sobrevivência, ao peso e ao comprimento. Nas variáveis de qualidade de água, apenas o nitrito apresentou valor significativamente maior no tratamento com antibiótico. Para as variáveis peso e comprimento final, não houve diferenças significativas entre os tratamentos. Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos quanto à qualidade das pós-larvas e à concentração de Vibrio spp. na água. A utilização de antibiótico pode ser substituída pelo emprego de probióticos durante a produção de pós-larvas de F. brasiliensis.

Keywords : Bacillus; Farfantepenaeus brasiliensis; Vibrio; antibiótico; crescimento; sobrevivência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese